Total de visualizações de página

domingo, 20 de março de 2011

Refletindo sobre o texto de Lynn Alves - Novas Tecnologias: instrumento, ferramenta ou elementos estruturantes de um novo pensar?

O texto de Lynn Alves nos mostra a evolução do uso das novas Tecnologias na Educação. Primeiramente a autora retrata a historicidade o surgimento das primeiras máquinas de uso pessoal , aumentando as experiências e articulação com a educação. Na escola o computador ao longo dos tempos chega visando a profissionalização, com o ensino de informática. Mas apesar do esforço em se fazer reflexões sobre o  seu uso além de um chamariz profissional, buscando dialogar tecnologias e educação, sinda nos debatemos com o ensino do como fazer e não o fazer com.
Mais na frente surgem os softwares educativos com grandes projetos federais visando um diálogo mais significativo entre a sala de aula e a tecnologia.

"Estes núcleos tinham por finalidade desenvolver a formação de
professores, promover a utilização da informática como prática
pedagógica por parte dos alunos, o desenvolvimento de
metodologias, processos e sistemas na área." (MORAES, 1993:25)

Uma tentativa bonita no papel, porém na prática funcionando apenas como livros eletrônicos, desarticulados do projeto pedagógicos e em disciplinas isoladas.

Lynn vai mais além quando faz as provocações:

"Diante desta realidade, cabe perguntar: a entrada da Internet nas
escolas instaura uma nova forma de pensar? Essas tecnologias que estão
chegando às nossas escolas, vão significar uma possível transformação da
prática pedagógica, mudando também a relação entre ensinar e aprender?

 Penso que com certeza a internet já passou de ser uma novidade na vida dos garotos e  garotas. Ela deve sevir de elo para novos saberes, linguagem dialogando com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário