Um mundo virtual, no sentido mais amplo, é um universo de possíveis, calculáveis a partir de um modelo digital. Ao interagir com o mundo virtual, os usuários o exploram e o atualizam simultaneamente. Quando as interações podem enriquecer ou modificar o modelo, o mundo virtual torna-se um vetor de inteligência e criação coletiva. ( Lévy, p. 75)
A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura. Trata-se de uma nova relação tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea ( Lemos, 2002).
É na internet onde tudo acontece. Nesse espaço se tem de tudo e essa rede está em todos os lugares. Tudo comunica e tudo esta em rede: pessoas, máquinas objetos, cidades... Mas como diz Lévy, a cibercultura não é somente a cultura dos fanáticos da internet, é uma transformação profunda da noção de cultura.
As expansões da cibercultura possibilita a distribuição e cooperação de bens simbólicos. Nesse espaço acontece a expansão da criatividade, onde todos são estimulados a produzir conteúdos.
Para Lévy o crescimento do ciberespaço resulta de um movimento de jovens em todo o mundo, ávidos para experimentar coletivamente comunicações diferentes das mídias clássicas. E diante desse fato, se faz necessário a abertura de um novo espaço de comunicação onde se possa explorar as potencialidades mais positivas nos planos econômico, politico cultural e humano.
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