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domingo, 3 de julho de 2011

LOGOS CONTEMPORÂNEO E A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Em cada espaço se aprende um pouco. Biblioteca, cantina, quadra, sala, corredores... Cada um com objetivos diferentes.  Aprendizagens distintas.  A sala de aula é o local onde os conhecimentos são associados, enriquecidos, sistematizados ou pelo menos deveria ser.

            No entanto, essa mesma sala de aula, muitas vezes é o local menos desejado, porém o mais necessário para a educação formal. Os demais espaços são vistos como locais de expansão das barreiras. Locais dinâmicos nas relações, enfim locais também onde se aprende, mas de maneira informal. Nos espaços fora da escola há mais aprendizagens do que nela própria. Portanto o saber vai além dos muros da escola.

            O papel das novas tecnologias tem sido fulcral, criando e reproduzindo ansiedades, sonhos e desejos. Estamos imersos no mundo da imagem e da sedução. Não precisamos mais sair de casa. A mídia, invade a nossa casa e nos leva para grandes viagens pelo mundo das novelas, da natureza, o mundo do dinheiro, da guerra e do amor. Como levar essas informações para sala de aula?

            Uma Pedagogia crítica, na busca de um olhar  ativo para essa mídia que nos invade com certeza contribuiria para uma educação mais prazerosa. Não com técnicas de leituras estéticas para análise de imagens e sim um repensar mais profundo, despertando no indivíduo um outro olhar, uma discussão, uma reflexão e não uma conformação para o que é apresentado.

 As novas tecnologias na escola precisa ser entendida, como espaço multirreferencial  de aprendizagens: lugar de relações múltiplas, mutáveis e dinâmicas complexas; momento de vidas compartilhadas que apresenta uma “cara” que se mostra em seu caráter físico, de espaço criado, com articulações entre seus próprios lugares estabelecidos; construção humana e para a humanidade.

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