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domingo, 3 de julho de 2011

TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO, FERRAMENTA OU ESTRUTURANTE.

As novas tecnologias podem personalizar o formal. O  computador não é somente mais  um instrumento poderoso e educacional. As novas tecnologias devem assumir um papel importante na construção do conhecimento, pois as distâncias não existem mais. A aldeia global ficou pequena para troca de experiências no processo de aprendizagem. O uso das  TICs  possibilitam uma forma de interdisciplinarizar as áreas do conhecimento.

No texto da professora Lynn Alves ela coloca que apesar de muitas reflexões sobre o uso do computador na educação, existem escolas que trabalham só os aplicativos dando ênfase no como fazer. O domínio técnico é o que predomina. As experiências com os recursos tecnológicos estão desarticulados do projeto pedagógico da escola. Lynn ainda ressalta que a interação com as tecnologias exige uma nova compreensão do mundo, emergindo um novo tipo de inteligência que contemple a pluralidade, a complexidade, as diferenças e ambiguidades dos sujeitos possibilitando a participação, colaboração e a multiplicidade das visões de mundo.

As novas tecnologias precisam ser pensadas não mais como instrumentos que vão enriquecer uma aula nem tampouco como ferramentas de animação. A TECNOLOGIA deve ser pensada como  elemento estruturante que possui conteúdos globais evidenciando uma nova forma de pensar, uma foram de construção de saberes. O educador precisa esta atento a essa nova realidade e criar oportunidades na escola para a discussão e reflexão para que as tecnologias na educação não seja apenas como Pretto coloca “ apenas mais um recurso animador da velha educação, que se desfaz velozmente, uma vez que o encanto da novidade também deixa de existir”.


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